ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO - ACGs

Resolução Nº 022/99 da UFSM – trata das Atividades Complementares de Graduação de forma geral.

 

ACG NO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA DIURNO

  • A atual normativa para registro das Atividades Complementares de Graduação – ACG, foi aprovada em reunião do Colegiado do Curso, em 20/10/2015.
  • A carga horária mínima solicitada para as ACGs no Curso de Pedagogia Diurno é de 105
  • Devem contemplar ao menos 2 das 9 áreas indicadas no Requerimento.
  • A carga horária máxima que pode ser computada por acadêmico(a) é de 700h.
  • Para registro das ACGs no histórico escolar, o acadêmico deverá apresentar cópia dos documentos (requerimento e comprovantes devidamente  identificados) na Coordenação do Curso, preferencialmente, no 7º semestre.
  • As atividades a serem computadas serão aquelas realizadas entre o ano de ingresso e o ano de finalização do Curso.

 

São consideradas ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO:

1 – Participação em Eventos (até 90h) :Entende-se por eventos: Seminários, Congressos, Conferências, Encontros, Semanas Acadêmicas, Mini-Cursos, Atividades Artísticas-Culturais e outras que, embora tenham denominação diversa, pertençam ao mesmo gênero.

- > Anexar cópia do certificado de participação e/ou organização do evento.

2 – Atuação em Núcleos Temáticos (até 10h por semestre): Participação em grupo de pesquisa ou de estudo, como colaborador ou participante (sem vinculação de bolsa)

- > Anexar atestado do Coordenador do Grupo de Estudo ou de Pesquisa indicando o tipo de participação, período e carga horária.

- > Se for projeto de pesquisa, o atestado pode ser substituído pelo comprovante do Gabinete de Projetos (GAP), desde que tenha as informações solicitadas.

3 – Atividades de Extensão (até 40h por item: 3.1 e 3.2)

3.1 Participação como bolsista em projeto de extensão: anexar comprovante do Gabinete de Projetos (GAP),

3.2 Participação em ações de extensão: anexar certificado ou atestado indicando as ações desenvolvidas, período e carga horária.

4 – Estágio Extracurricular (até 60h por estágio)

- > Anexar certificado ou atestado indicando as ações desenvolvidas, local do Estágio, período e carga horária total do estágio.

5 – Atividades de Iniciação Científica e de Pesquisa (até 40h por item: 5.1, 5.2, 5.3): Considera-se atividade de iniciação científica ou de pesquisa: bolsista em projetos de pesquisa; apresentação de trabalhos em eventos e palestrante ou ministrante de oficina.

5.1 Bolsista de projeto de pesquisa: anexar comprovante do Gabinete de Projetos (GAP).

5.2 Apresentação de trabalho (autor 5h, co-autor 2h): anexar certificado de apresentação do trabalho.

5.3 Palestrante ou ministrante de oficina: anexar certificado ou atestado indicando a atividade desenvolvida, data/período e carga horária correspondente.

6 – Publicação de Trabalhos (10h por resumo simples, 20h resumo expandido e 40h por texto completo): resumos, trabalho completo, artigos, capítulos de livro, etc..

- > Anexar cópia da publicação contendo nome, periodicidade, editor, data e página, volume;

- > Se a publicação for em anais de evento, pode ser a folha de rosto com os dados do evento ou similar, além da cópia da publicação.

7 – Participação em Órgão Colegiado ou Comissão (até 10h por portaria/semestre)

- > Anexar cópia da portaria de nomeação como membro do órgão colegiado ou da comissão.

8 – Monitorias ou Tutorias (inclusive EaD, até 60h por certificado)

- > Anexar atestado do docente responsável pela disciplina informando as atividades desenvolvidas, período e carga horária;

- > Outros tipos de monitoria ou tutoria, anexar atestado ou certificado indicando as atividades desenvolvidas, local, período e carga horária.

9 – Atividades Vinculadas à Gestão e Outras Atividades a Critério do Colegiado do Curso (até 40h por atividade)

9.1 Bolsista em Setores Administrativos (Direção de Centro, Coordenação de Curso, Departamento Didático, Biblioteca, Pró-Reitorias, Laboratórios de Ensino, ...);

9.2 Outras atividades que não estejam contempladas nos itens anteriores como cursos de língua estrangeira, linguagem de sinais, informática, extensão; viagens de estudo; laboratórios; visitas técnicas, atividades voluntárias.

- > Anexar atestado ou certificado contendo as informações sobre atividades desenvolvidas, local, período e carga horária.

Nos casos em que não constar carga horária nos certificados, seguir os parâmetros abaixo:

1 – PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS: Coordenação de mesa – 4h; Comissão organizadora – 10h

5 – ATIVIDADES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE PESQUISA: Apresentação de trabalhos – 5h; Membro da equipe do trabalho apresentado, co-autor – 2h; Palestrante ou ministrante de oficina – 8h.

7 – PARTICIPAÇÃO EM ÓRGÃOS COLEGIADOS E COMISSÕES: 4h/mensais.

 

Formulário ACG(Download)